Representantes dos sindicatos que integram a Intersindical Portuária, além de operadores portuários, Vports, OGMO e trabalhadores avulsos, participaram nesta quinta-feira (15) da Oficina do Checklist de Pré-Uso – Guindaste de Bordo e Guindaste de Terra, realizada pela Vports.
O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas, alinhar procedimentos e reforçar a segurança nas operações.
O checklist é uma inspeção visual feita no início do trabalho. Trata-se de uma "foto" do momento em que o trabalhador assume o equipamento (como verificar cabine, vidros, assento, alavancas e comandos básicos sem carga). Não é uma inspeção técnica profunda — a responsabilidade por laudos, testes de estrutura e manutenção pesada é das empresas e armadores.
O procedimento é um documento preventivo. Se o equipamento estava em boas condições no início do turno e apresentou falha no meio da operação, isso é uma falha operacional e não erro no checklist. O trabalhador não deve ser responsabilizado por defeitos operacionais ou vícios ocultos das máquinas.
Caso o trabalhador identifique algum problema crítico, a operação não começa. O trabalho deve ser paralisado até que o dano seja corrigido ou haja uma solução segura.
Se surgirem dúvidas para preencher a documentação, procure os técnicos responsáveis pela operação ou a equipe de segurança do trabalho. Também é possível entrar em contato com os fiscais de plantão do seu sindicato.
O preenchimento correto valoriza a nossa categoria e garante um ambiente de trabalho mais seguro para todos!