Com foco na saúde e no bem-estar da categoria, o Sindicato dos Estivadores está fornecendo óculos de proteção com grau de forma totalmente gratuita para todos os seus associados e associadas. A iniciativa, que atende a uma demanda histórica da categoria, está sendo integralmente custeada pelo fundo social do sindicato.
No ambiente portuário, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados é um fator determinante para prevenir acidentes e garantir a integridade física dos trabalhadores. Os óculos de proteção protegem contra impactos de partículas em suspensão, poeira e luminosidade intensa. No entanto, para os profissionais que necessitam de correção visual, o desafio sempre foi conciliar os óculos de grau convencionais com a proteção exigida. A oferta de óculos que unem a segurança do EPI à correção do grau eleva o padrão de ergonomia e cuidado nas operações diárias.
Até o momento, a campanha já alcançou resultados expressivos: foram entregues 81 óculos de proteção, sendo 19 no mês de abril e 62 no mês de maio.
Valorização e segurança na prática
A iniciativa está sendo aprovada pelos trabalhadores, que destacam tanto o ganho em segurança quanto o conforto no dia a dia. Para o associado Renan Almeida, a ação representa um investimento direto e assertivo na categoria.
“Avalio essa iniciativa de forma muito positiva. O fornecimento de óculos de segurança com grau atende uma necessidade real dos estivadores e representa uma aplicação do fundo social em benefício direto da categoria. Além da questão da saúde e da segurança, os óculos de segurança com grau são muito mais confortáveis e funcionais do que os óculos de grau convencional, proporcionando melhores condições para o trabalho diário. É uma medida que valoriza o trabalhador e contribui para sua proteção no ambiente portuário.”
O estivador Edilson de Freitas, conhecido como Ferrinho, também celebrou a conquista e ressaltou o papel do sindicato em suprir uma lacuna que existia na concessão desses equipamentos.
“Muito boa a aquisição dos óculos. Nós estávamos precisando, já que o OGMO não fornece esse tipo de EPI. O sindicato fez essa reivindicação e ficou mais confortável e seguro trabalhar com os óculos. Parabéns ao Sindicato dos Estivadores por ter feito isso pelo trabalhador”, destacou Ferrinho.
Saiba como garantir o seu
Se você é associado ou associada e ainda não fez os seus óculos de proteção, não perca tempo e garanta o seu equipamento. O processo é simples: basta realizar o agendamento prévio com a ótica parceira e comparecer para a avaliação.
Onde ir: Ótica Alternativa
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 65, Centro, Vitória/ES (Perto da farmácia Santa Lúcia da Praça Costa Pereira).
Como funciona: O associado deve agendar o horário pelos canais de atendimento e, no dia, levar um documento de identificação. No local, passará por uma consulta com o optometrista para avaliar o grau correto e definir o modelo ideal de óculos para a sua atividade.
Contatos para agendamento:
- Telefone: (27) 3031-0774
- WhatsApp: (27) 99576-5383