Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA 18/01/2021 - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: O destaque de todas as capas é o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Porém, as manchetes também anunciam que São Paulo se antecipou ao calendário nacional. Ainda sobre a crise sanitária vivida pelo país, Folha e Valor mostram que juristas respeitados querem o impeachment de Jair Bolsonaro. Na Folha, o ex-ministro do STF Ayres Brito defende o processo contra Bolsonaro e, no Valor, uma reportagem mostra que um manifesto assinado por mais de 352 personalidades pede que Augusto Aras abra processo de investigação contra Jair Bolsonaro pela postura que o presidente adotou diante da pandemia.

Sobre o início da vacinação em São Paulo, a coluna Painel da Folha aponta que outros governadores criticaram a postura de João Doria. A coluna menciona que o governador do Piauí Wellington Dias está entre os críticos. Para além da polêmica do momento, o jornal sugere a existência de uma disputa política no STF. A reportagem informa que a decisão do presidente da corte de proibir a reeleição de Maia e Alcolumbre 
desencadeou tanta insatisfação que outros integrantes do STF estariam operando para inviabilizar o mandato de Fux. No entanto, o texto carece de fontes de informação que comprovem a teoria. A Folha publica também reportagem sobre o perfil do candidato à presidência do Senado Rodrigo Pacheco.

O jornal O Globo tenta chamar atenção do seu público leitor para a PEC da segunda instância. De acordo com a reportagem, nem Baleia Rossi nem Arthur Lira pretendem colocar a proposta em votação. O Globo aborda ainda a volta das críticas de Jair Bolsonaro às decisões do STF. Outro destaque no jornal é uma reportagem sobre a mudança nos planos para a estruturação do setor energético do país.

O Estadão mostra que os partidos de oposição ao governo têm ingressado com ações no STF para impedir o avanço de pautas caras a Jair Bolsonaro. A reportagem mostra que a Rede é o partido com maior número de ações nesse sentido. Sobre o setor energético, o Estadão informa que a queda nos preços de equipamentos fez com que o Brasil dobrasse a produção de energia solar. Além disso, o jornal publica reportagens sobre as mudanças no mercado de trabalho e como o sindicalismo brasileiro estaria perdendo força diante do novo contexto dos trabalhadores.

O Valor Econômico publica reportagem sobre o risco da dispensa de licenciamentos ambientais para construção de empreendimentos. A ideia defendida pelo Ministério da Economia pode provocar um aumento na judicialização de obras. O jornal ainda apresenta o que pode ser um desenho das intenções dos partidos da centro-direita para a eleição presidencial de 2022.

  Data de publicação : segunda-feira, 18 de janeiro de 2021  09:25
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos