Notícias
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO - ANÁLISE DE MÍDIA 28 JUL 2020
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: A operação da PF contra a deputada federal e primeira-dama do Piauí não foi o principal tema abordado pelos jornais, mas esteve presente em todos e colocado em local de relevância, relatado em textos extensos. A confusão sobre qual era o alvo da operação não foi utilizada pelos jornais para manchar as biografias do governador e da deputada federal. Mais cautelosos, os jornais esclareceram com certa má vontade do que se trata o caso e apontaram a contradição entre as decisões de Rosa Weber, que permitiu a busca no gabinete da deputada, e de Dias Toffoli que impediu que a PF acessasse o gabinete do senador José Serra em ação anterior.

O grande destaque do noticiário político é a formalização da saída de DEM e MDB do bloco formado junto do chamado centrão. O afastamento (que também distancia os dois partidos do governo federal) envolve a disputa pela eleição à presidência da Câmara e também pelo controle da pauta do Congresso. Enquanto a Folha narra a saída dos partidos, o Estadão mostra como Rodrigo Maia tenta unir diferentes forçar na Câmara.

O Supremo Tribunal Federal está na pauta do dia. Além das decisões que tangem o foro privilegiado, o caso do bloqueio dos perfis de bolsonaristas continua em discussão. As notícias dão conta de que o bloqueio não agradou a todos os ministros do STF, mas a decisão do Alexandre de Moraes não deve ser contestada por seus pares.

Já a volta do presidente Jair Bolsonaro à ativa foi alvo de notícias, mas de forma bem distante. Os jornais pouco falaram sobre a acusação feita pelo presidente de que "geraram" o problema do desemprego e querem colocar no "colo dele". O documento enviado à presidência pelo governador Flávio Dino pedindo um pacto para a reconstrução do emprego foi amplamente noticiado.

O noticiário econômico continua cego, surdo e mudo. Os jornais noticiam a agenda econômica do governo sem abrirem espaços para os contrapontos (é muito raro). A Folha trata da proposta do "Renda Brasil", mas ignora a destruição da rede de proteção social que será promovida com a implementação do programa. O Valor Econômico, por sua vez, publica reportagem dizendo que o nível de famílias em situação de extrema pobreza nunca foi tão baixo no Brasil. Já o Estadão informa que o mercado financeiro e empresários brasileiros pressionam o governo por uma "agenda verde" e que governo e Congresso estão se mobilizando pelo fim do Teto de gasto.

  Data de publicação : terça-feira, 28 de julho de 2020  11:18
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos