Notícias
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO - ANÁLISE DE MÍDIA 12 MAI 2020
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: Mais uma vez, as capas dos jornais destacam aspectos diferentes relacionados à epidemia: A Folha aborda o novo rodízio em São Paulo que estaria empurrando o cidadão para o transporte público; O Globo chama atenção para o decreto de Jair Bolsonaro que classifica salões de beleza, barbearias e academias de ginástica como serviços essenciais; O Estadão destaca o depoimento de Maurício Valeixo à PF e o Valor informa que a receita da União caiu 30% no primeiro mês da pandemia.

A ausência de manchetes sobre o depoimento de Maurício Valeixo em todas as capas pode ser um indicativo de que o processo não teve nada de relevante até aqui. O caderno de política da Folha abre com uma reportagem sobre um ex-assessor parlamentar do clã Bolsonaro que acaba de ganhar um cargo no governo federal. A reportagem traz muitas suposições, mas indica que ele poderia ter informações sobre a organização de comunicação dos Bolsonaro. O jornal também informa que o presidente da OAB considera já haver motivos para o impeachment do presidente da República, mas o caso está sendo analisado pela Ordem. O jornal ainda publica uma reportagem que levanta todas as acusações que Jair Bolsonaro apresentou publicamente, mas que nunca comprovou. A Folha apresenta também reportagens sobre o andamento do inquérito sobre as acusações feitas por Moro e informa que deputados bolsonaristas são disseminadores de fake news.

O jornal O Globo traz como reportagem principal a nova tentativa de afrouxamento do isolamento social pelos decretos de Jair Bolsonaro - a Coluna Painel da Folha informa que governadores vão ignorar o decreto. Além disso o jornal afirma existir um desentendimento entre Hamilton Mourão e ambientalistas sobre a MP da Regulamentação Fundiária, também conhecida como MP da "grilagem de terras". O assunto é abordado também pelo Valor Econômico que se aprofunda nos detalhes da entrevista coletiva sobre a operação do governo federal contra o desmatamento. O jornal mostra que Ricardo Salles aponta como culpados pela situação atual governos anteriores, mas o Valor não abre espaço para que integrantes destes governo contradigam o ministro que, sabidamente, trabalha com a distorção da realidade.

O Estadão, por sua vez, além de realizar a cobertura do inquérito sobre as acusações feitas por Sergio Moro também informa que o Centrão está pressionando para que o governo faça mais gastos públicos, o que poderia significar que Paulo Guedes está perdendo força.

O noticiário econômico dos jornais mostra que o desemprego aumenta assim como as dificuldades financeiras das empresas que não recebem socorro do governo federal. O Ministério da Economia afirma que o auxílio emergencial de R$ 600 pode se tornar permanente para os trabalhadores informais. E o Estadão publica entrevista com um diretor da ONU que aponta a possibilidade de o Brasil voltar para o mapa da fome.

  Data de publicação : terça-feira, 12 de maio de 2020  09:59
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos