Notícias
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO - ANÁLISE DE MÍDIA 23 SET 2019
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: O noticiário político e econômico demonstra que o Brasil está remediando suas mazelas através do aprofundamento dos elementos causadores dos problemas, das distorções e das fissuras históricas que continuam sem ser debatidos.

Em entrevista ao Globo, Ricardo Salles defendeu a política ambiental do governo e disse que esta é baseada no desenvolvimento econômico e sustentável da região amazônica. A expressão desenvolvimento esconde as reais intenções do grupo político no poder. Já o Ministro da Educação concedeu entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo e afirmou que pretende mudar o regime de contratação de professores em universidades federais. O objetivo é que todos passem a ser CLT. Infelizmente, os jornalistas não questionaram se o aumento da instabilidade dos cargos pode afetar a produção científica.

Enquanto isso, pesquisa feita pelo IBGE mostra que mulheres negras, jovens e pessoas com pouco estudo são a cara do desalento no Brasil. A pesquisa foi abordada por reportagem da Folha de S. Paulo. O jornal mostra ainda que o orçamento da Saúde em 2020 depende de emendas parlamentares para atingir o mínimo constitucional. Já o Globo publica reportagem mostrando que a taxa de homicídios em presídios é maior do que a do país.

O futuro do Brasil é incerto, os problemas econômicos se acumulam e, para tornar esse caldeirão mais complexo, o novo PGR promete rever os posicionamentos adotados por sua antecessora com relação a pautas que são caras ao bolsonarismo. Em outra reportagem, o jornal informa que o "supremável" ministro da AGU vem atuando como consultor jurídico informal da bancada evangélica. Também sobre bandeiras do governo Bolsonaro, mas nas relações exteriores, o jornal Estadão publica reportagem sobre os compromissos firmados entre Brasil e EUA. De 13, apenas 2 se concretizaram. Também com relação ao cenário internacional, o Valor informa que o Brasil corre o risco de ficar fora do Conselho de Segurança da ONU.

O Valor Econômico mostra que a Amazônia continua sendo debatida no mundo todo apesar do arrefecimento da crise dentro do Brasil. Sobre as articulações em Brasília, o jornal informa que Sergio Moro está montando a sua própria base no Congresso.

Os jornais também publicam reportagens sobre as esquerdas. O Valor diz que as divisões na centro-esquerda estão se aprofundando. O Estadão informa que o PT de São Paulo pretende apostar em candidatos youtubers e que pensa também em mandatos coletivos. Ampliando o espectro, o jornal também publica reportagem a partir de uma entrevista com Marta Suplicy. A matéria diz que ela se arrependeu de ter ido para o MDB e que defende a liberdade de Lula. Já a Folha publica reportagem sobre o reposicionamento dos partidos que foram derrotados na eleição de 2018.

  Data de publicação : segunda-feira, 23 de setembro de 2019  11:01
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos