Notícias
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO - ANÁLISE DE MÍDIA 05 AGO 2019
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: A Folha de S. Paulo informa sobre acordos de leniência firmados por empresas com o MP de São Paulo. Tais contratos podem ser desfeitos em função de uma divisão dentro do próprio ministério público. O racha conta com o apoio do governo de SP. O jornal ainda publica reportagem sobre constatação apresentada pelo Datafolha de que 1/3 da população concorda com os posicionamentos públicos de Jair Bolsonaro. Inclusive, os mais polêmicos. Sobre as polêmicas do governo, a Folha informa que o ICMBio transferiu um oceanógrafo de Fernando de Noronha para o sertão de Pernambuco. O motivo seria o posicionamento do especialista que é contrário ao aumento do turismo na ilha. A Coluna Mônica Bergamo trata do presidente do Senado Davi Alcolumbre. No momento, há receio de que ele abdique da posição de imparcialidade que vem adotando com relação a Jair Bolsonaro.

O jornal O Globo publica reportagem sobre a expansão das milícias. De acordo com jornais, já são registradas ações desses grupos em 12 estados. O jornal carioca e o Estadão apresentam reportagens extensas sobre a mineração em terras indígenas. Porém a cobertura é bem diferente. Enquanto o Globo trata apenas das vantagens econômicas que a regularização de tal exploração poderia gerar, o Estadão apresenta uma série de argumentos contrários e de ressalvas que são feitas, inclusive, pela entidade que representa as empresas do setor. 

A Educação também é tema de reportagem nos dois jornais. Enquanto o Globo informa que o ministro da pasta suspendeu unilateralmente e sem muita explicação um contrato para desenvolvimento de um software, o Estadão informa que o governo pretende utilizar dinheiro dos fundos regionais para investir na educação básica. Se a manobra ocorrer, seria um acrescimento de R$ 6,5 bi, de acordo com o jornal. Já o Valor Econômico, noticia que os repasses do fundo do pré-sal que deveriam turbinas os investimentos em educação e saúde, estão, na verdade, servindo para tapar buracos. 

O Valor Econômico informa ainda que aumentou o endividamento das famílias e que pode ser necessário estimular a economia para que a situação não chegue a um patamar insustentável. Os jornais noticiam também que integrantes da força-tarefa da Lava Jato chegaram a discutir a necessidade de afastamento de Deltan Dallagnol.

  Data de publicação : segunda-feira, 5 de agosto de 2019  10:12
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos