Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA 15/03/2021 - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: As capas dos jornais não apenas trazem o mesmo destaque como as manchetes são muito semelhantes. Todos anunciam que Jair Bolsonaro está pressionado e procura um substituto para Eduardo Pazuello. Essa pressão sobre Bolsonaro vem do empresariado, do centrão, mas muito da postura assumida pelo ex-presidente Lula que embaralhou o jogo político. A Folha publica dois artigos que refletem sobre o confronto Lula X Bolsonaro. O texto de autoria do professor Marcus Melo afirma que a polarização vai ocorrer, mas que esta não se dá entre extremos. Para ele, no entanto, a memória de 2018 ainda está muito viva no eleitorado brasileiro. O "efeito Lula" também foi assunto em grandes jornais estrangeiros que contrapuseram o ex-presidente a Jair Bolsonaro - criticado por estes mesmos veículos. A informação esta na coluna da Folha "Toda mídia" que mostra ainda críticas do Financial Times à volta do ex-presidente Lula ao jogo político. A Folha ainda informa na "coluna Painel" que há muita insatisfação do empresariado com Jair Bolsonaro. O jornal aborda também a forma como pastores evangélicos reagiram ao ex-presidente Lula. Há a expectativa de que um grupo, liderado por Silas Malafaia, se reúna com Bolsonaro para demonstrar apoio ao presidente

O Valor Econômico, por sua vez, publica reportagem sobre uma campanha crítica a contra Jair Bolsonaro que é direcionada a investidores. As peças ganharam tanto espaço nesse segmento que já ocupam grupos de WhatsApp nos quais Bolsonaro era defendido. A reportagem aborda também a forma como a volta de Lula vem afetando grupos que estão ligados ao presidente da República. O Valor trata ainda da ida de Rodrigo Maia para o MDB. O deputado fala sobre uma possível aproximação entre seu futuro partido e o ex-presidente Lula. Além disso, o jornal aborda a resistência do Exército sobre a solução que o presidente tenta arranjar para o seu ministro da Saúde. Sobre a crise sanitária, o Valor informa que a indústria relatou ao governo que está preocupada com o fornecimento de oxigênio para todo o Brasil.

Estadão e O Globo, assumidamente críticos ao ex-presidente Lula, preferiram não entrar muito no confronto Lula X Bolsonaro e como os diferentes grupos na sociedade brasileira vêm reagindo. É verdade, porém, que o jornal carioca vinha tratando do assunto e na edição de ontem se alongou sobre a volta de Lula. Já o Estadão prefere se omitir. O destaque no jornal é o aumento da inflação e como este problema pode afetar o país e o próprio presidente da República.

  Data de publicação : segunda-feira, 15 de março de 2021  09:40
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos