Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA 10/03/2021 - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: As capas de Folha e O Globo mantêm como grande destaque o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro na 2ª Turma do STF. O Estadão destaca o número de óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24h no Brasil - O país ultrapassou os EUA em média de mortes diárias. O Valor Econômico, por sua vez, trata do imbróglio entre construtoras e o governo de Minas Gerais.

O noticiário político segue concentrado no novo cenário criado a partir da mudança na condição do ex-presidente Lula. Os jornais publicam muitos artigos que ainda fazem análises superficiais sobre o "quadro eleitoral" do ano que vem. Fato é que são raríssimos os textos que tratam Lula como inocente. A maior parte fala do ex-presidente como "elegível". Por outro lado, os editoriais de O Globo e do Estadão anunciam que a "guerra de narrativa" contra o ex-presidente Lula vai continuar nesses dois veículos. Os textos dizem que Lula é culpado independente do que diz o Supremo Tribunal Federal. Estes posicionamentos dão o tom do tipo de campanha que Lula irá enfrentar daqui para frente. Ao mesmo tempo, os editoriais e outros artigos que seguem essa linha, bem como o conteúdo de reportagens que ignoram a inocência de Lula, apontam para a necessidade de um questionamento mais qualificado e complexo da qualidade da produção jornalística pelos grandes veículos de imprensa brasileiros. Nesse sentido, vale a leitura do artigo publicado pelo editor executivo do Valor Econômico. O jornalista fala um pouco sobre a ética jornalística perante os vazamentos ilegais de informações de processos.

Paralelamente, o jornais continuam a mostrar o colapso da saúde no Brasil e o avanço do caos diante da inoperância de Jair Bolsonaro e seu governo. Assim como observado ontem, reportagens mostram que grupos econômicos querem se afastar de Jair Bolsonaro. De acordo com a Folha, "atores do mercado" decidiram adiar o "divórcio" por causa da recuperação dos direitos político de Lula que seria visto como uma ameaça aos interesses liberais e ao controle fiscal. No entanto, a mesma Folha mostra na coluna "Toda Mídia" que especialistas estrangeiros se surpreenderam com a reação negativa do mercado porque o primeiro governo Lula teve mais rigor fiscal do que a administração de FHC. Além disso, volta às páginas dos jornais a narrativa de que Bolsonaro e Lula são os extremos e que o centro (formado por figuras que eram de direita até outro dia) precisa se organizar.

  Data de publicação : quarta-feira, 10 de março de 2021  09:47
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos