Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA 25/02/2021 - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: O destaque das capas dos jornais é a marca de 350 mil mortos pelo coronavírus no Brasil. Apenas o Valor econômico destoou e abordou a possibilidade de venda da Eletrobrás - assunto que preocupa muito mais o mercado financeiro.

A Folha de S. Paulo publica reportagens sobre o andamento (ou a paralisação) dos processos judiciais contra Flávio Bolsonaro. Sobre a política em Brasília, o jornal informa que o governo federal tenta garantir que aliados ocupem postos chaves em comissão na Câmara e no Senado para blindar o Planalto e ainda permitir que a pauta de costumes e de armamento tenha andamento. Além disso, o jornal informa que Arthur Lira tenta acelerar a votação da PEC da imunidade parlamentar. O texto sobre o assunto é bem vago, fala que a oposição obstruiu a votação rápida, mas não ouve a oposição. Os jornais O Globo e Estadão foram mais críticos à proposta de Emenda classificando-a como "PEC da Impunidade" e uma blindagem para os parlamentares. O Valor Econômico foi mais objetivo e ouviu deputados da oposição e o que estes tentam garantir.

De volta ao noticiário da Folha, o jornal aborda ainda a possibilidade de privatização da Eletrobrás - os donos dos jornais se animam -, e PEC Emergencial que pode ser fatiada. Cada jornal deu informações diferentes sobre a tramitação desta PEC.

O Estadão, por sua vez, ao abordar o caso de Flávio Bolsonaro utilizou um levantamento feito por pesquisadores da UFRJ. Eles dizem que o STJ tomou decisão semelhante em apenas 3 de 29 processos desse tipo. Já o jornal O Globo publica artigos de antiquado Merval Pereira e da jornalista Malu Gaspar. Ambos abordam a atitude de Jair Bolsonaro com relação à Petrobrás e as reações de integrantes do Partido dos Trabalhadores. Os textos ainda comparam os dois governos. É evidente que Merval Pereira classifica o PT como um extremo e, pior, como um defensor do autoritarismo assim como Jair Bolsonaro. Merval parece estar em desespero com a derrocada da Lava Jato. Talvez o mais escândalo judicial do mundo acabe chegando resvalando nele. O texto da Malu Gaspar é mais equilibrado, mas peca pela generalização do que venha a ser a "sociedade brasileira" interessada em debater se a Petrobrás deve atender ao mercado financeiro ou se deve se preocupar em cumprir uma função social. O Valor Econômico publica artigo da jornalista Maria Cristina Fernandes que também compara Bolsonaro ao PT. A autora afirma que as decisões de Bolsonaro colocam o país em risco. Além disso, o Valor ainda publica reportagem sobre a visita de Fernando Haddad a Minas Gerais e reproduz trechos da entrevista do ex-presidente Lula ao portal 247.

  Data de publicação : quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021  10:53
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos