Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA 12/01/2021 - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: A notícia que é destaque em todas as capas dos jornais é o anúncio da Ford sobre o fechamento de suas fábricas no Brasil. As reportagens mostram que governos e sindicatos foram pegos de surpresa, mas analistas apontam que nos últimos anos a empresa já vinha dando sinais de que o país não estava em seus planos. O governo Bolsonaro se isentou de qualquer responsabilidade afirmando que a decisão da Ford faz parte de uma reestruturação global da empresa. No entanto, analistas dizem que todas as marcas estão sendo reestruturadas e que o risco é que outras vejam poucas vantagens em se manterem no Brasil.

O noticiário econômico da Folha informa também que Paulo Guedes está contente porque vê como reduzidas as chances da volta do auxílio emergencial. Qualquer incremento de verba para programas sociais teria que ocorrer a partir do Bolsa Família. Além disso, o jornal aponta que o Banco do Brasil vai fechar 112 agências. Os outros jornais também publicaram a notícia. Já o Valor Econômico publica reportagem sobre um estudo realizado por um professor de contabilidade que abriu uma grande polêmica com a Febraban. O estudo aponta que a carga de impostos é muito menor do que a propagada pelas instituições financeiras. A Federação dos Bancos negou com veemência e questionou os métodos utilizados na análise. As duas partes, porém, concordam que é necessária uma reforma tributária no Brasil. O jornal ainda publica reportagem sobre o descontentamento da indústria com a falta de atuação do governo em medidas antidumping.

O noticiário político continua com atenções voltadas para as eleições no Congresso, embroa não exista qualquer definição e apenas a declaração de apoios que também pouco significam já que a votação é secreta e podem ocorrer "traições" de todos os lados. Entretanto, um tema relevante e que está presente nos jornais O Globo, Estadão e Valor é o que altera a relação dos governos estaduais com as polícias militares. O Estadão que chamou a atenção para o tema no início da semana publica reportagem com a posição de governadores que são críticos à proposta. O Valor Econômico por sua vez ouviu especialistas que fizeram duras críticas e afirmaram que o Estado democrático de Direito passaria a correr sério risco caso as mudanças fossem aprovadas.

Vale mencionar ainda reportagem da Folha sobre a utilização de dados na internet. O jornal publica reportagem sobre um dos fundadores da World Wide Web que tenta agora criar um serviço de acúmulo de dados que seria administrado pelos próprios usuários, aumentando a privacidade. A leitura interessante faz parte de uma série de textos que o jornal vem publicando sobre a privacidade na internet e os riscos da fake news. Em contrapartida, a Folha mostrou que o jornalismo profissional tem capacidade de salvar as democracias e, por isso, precisa ser defendido. Aliás, a valorização da qualidade do jornalismo profissional é defendida no editorial de hoje do jornal. Uma argumentação que cai por terra diante da reportagem também publicada no jornal de hoje sobre contratos do ex-sócio de um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após todo o caso provocado pela Lava Jato e das incertezas sobre os objetivos da Operação que foram levantadas pela mesma Folha, o jornal volta a publicar reportagem que deixa a desejar em termos de apuração e profundidade, mas que atira na lama biografias. Seria uma parceria do jornalismo profissional com o universo das fake news. Parceria que trouxe o Brasil ao caos no qual se encontra.

  Data de publicação : terça-feira, 12 de janeiro de 2021  10:40
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos