Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA 11/01/2021 - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: A Folha de S. Paulo publica resultados de uma pesquisa realizada em parceria por universidades do Brasil e dos EUA que aponta o acesso ao jornalismo profissional como uma ferramenta para combater fake news. A pesquisa é interessante, mas infelizmente, o jornalismo profissional dos maiores veículos de informação do Brasil deixa a desejar em função da superficialidade e da construção da realidade de acordo com os interesses econômicos de cada veículo. Prova disso, é que a pesquisa coloca os telespectadores de programas da TV Record como altamente suscetíveis a acreditar em notícias falsas. O motivo é óbvio: a superficialidade da informação permite reflexão para qualquer lado, facilita a distorção da realidade. A pesquisa é atual, mas se for levado em consideração o conteúdo dos noticiários entre 2013 e 2016 seria possível ver o quanto a realidade brasileira foi distorcida pelos meios de comunicação profissionais até que se chegasse ao fundo do poço: o golpe e a ascensão do bolsonarismo no esteio do lavajatismo apoiado pelos maiores veículos de jornalismo.

O noticiário político informa sobre as negociações para as eleições no Congresso Nacional, as reações do chanceler Ernesto Araújo, de Bolsonaro e de integrantes do bolsonarismo à invasão do Capitólio por apoiadores de Donald Trump. Analistas avaliam que a relação do Brasil com os EUA de Biden será extremamente difícil e que o Brasil está ainda mais isolado no mundo. Sobre Donald Trump, existe uma série de reportagens sobre a decisão das grandes empresas de tecnologia em banir o presidente dos EUA das redes e diminuir o acesso à rede social conservadora e de direita Parler. O debate sobre a ação das chamadas "big techs" ainda se mantém sobre se trata-se de algo legal ou se é indevida. A esperança é que a discussão evolua para o que interessa: o dinheiro. Biden, o Congresso dos EUA e governos europeus vêm aumentando a pressão sobre essas empresas para colocar fim a monopólios e desigualdade de concorrência. Calar Trump e banir os radicais é uma forma simbólica de renegar ao sistema financeiro que custeia esses grupos. Ainda conectado ao tema, a Folha publica entrevista com uma pesquisadora que fala sobre a necessidade de defender a privacidade dos indivíduos. Vale a leitura.

Ainda no noticiário político, o Estadão informa que deve tramitar no Congresso Nacional um projeto que diminui o poder dos governadores sobre as polícias militar e civil. O jornal faz um pequeno alerta sobre o risco da autonomia que seria dada às instituições.

Já o noticiário econômico mostra que o fim do auxílio emergencial pode levar mais de 3 milhões de brasileiros para a pobreza extrema. A reportagem é do Estadão. Além disso, a Folha publica reportagem sobre a criação de um imposto sobre grandes fortunas e como a ideia é rejeitada pelo governo federal.

  Data de publicação : segunda-feira, 11 de janeiro de 2021  10:59
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos