Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA 04/01/2021 - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Fonte : FPA
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: Na primeira segunda-feira de 2021 os noticiários dos grandes jornais trazem alguns balanços e construções de projeções para o ano que se inicia. A Folha atualizou o processo de Flávio Bolsonaro e as atitudes de Jair Bolsonaro com relação ao caso do filho. Além disso, o jornal publica entrevista com Frei Betto sobre a conjuntura petista e do Brasil. Já o jornal O Globo tratou da movimentação do número de novos filiados dos partidos políticos. O Estadão abordou o que se coloca como desafio para o "2º tempo" do mandato de Jair Bolsonaro. E o Valor Econômico tratou do fim dos incentivos ao crédito pelo Banco Central e da expectativa do setor industrial para o ano.

Fora os temas já mencionados, a Folha aproveita o seu editorial para criticar o PT pela demora a decidir se compõe ou não com o grupo de Rodrigo Maia que deseja eleger Baleia Rossi para a presidência da Câmara. O texto é desprovido de contextualização, ignora os fatos políticos dos últimos anos e trata o PT como um partido "egoísta". O jornal publica também texto do líder do governo, Ricardo Barros, sobre a proposta de uma nova Constituição.

O Estadão completa hoje 146 anos e utiliza seu editorial para se congratular pela marca atingida e faz um autoelogio ao que chama de "coerência" - nada como ser dono para escrever o que quiser sobre você mesmo.

O Valor Econômico publica reportagem sobre a eleição na Câmara e como o "rabo preso" de Michel Temer com o centrão o impede de apoiar Baleia Rossi publicamente. O jornal diz que o centrão e o deputado Arthur Lira forma fundamental para que Temer "chegasse ao poder" (expressão que substitui o termo "golpe de Estado") e nele se mantivesse.

Durante o recesso desta análise de mídia ocorreu a oportunidade de realizar um acompanhamento mais atencioso de outros produtos jornalísticos no rádio e na televisão. De maneira geral, os programas jornalísticos aproveitam o período Bolsonaro para se reposicionarem. Grande exemplo é o jornalismo da Globo e também os jornalões que aproveitaram para apresentarem-se muito mais inseridos dentro de uma visão menos conservadora, distante do radicalismo bolsonarista. Por outro lado, o antipetismo e o ódio à política continuam sendo semeados em muitos programas de rádio e também na TV. No dia 28, data em que Jair Bolsonaro participou de uma partida de futebol na Vila Belmiro, José Luiz Datena apresentador do Brasil Urgente da TV Bandeirantes repetiu algumas vezes durante um período de duas horas que a culpa pela miséria e o desemprego de milhões de brasileiros era do péssimo governo de Dilma Rousseff e Guido Mantega. O programa ainda transmitiu a coletiva de Bolsonaro na íntegra e o apresentador afirmou que a classe política tem que cair na descrença porque todos os políticos, sem exceção, só sabem mentir.

  Data de publicação : segunda-feira, 4 de janeiro de 2021  10:12
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos